São Paulo já começa a operar o sistema de pedágio que não necessita parada em praças de pagamento. O chamado sistema Free-flow já está ativo na rodovia Laurentino Mascari (SP-333), em Itápolis.
Composta por pórticos com câmeras e sensores capazes de identificar o veículo por uma tag de cobrança ou pela placa, a tecnologia traz uma série de benefícios: maior conveniência para os motoristas, melhoria na fluidez do trânsito, eficiência na coleta de tarifas, além da redução dos custos operacionais.
Para os veículos com tag, a EcoNoroeste esclarece que o valor é cobrado automaticamente pela operadora contratada e os motoristas contam com descontos progressivos.
Já aqueles que não a possuem precisam efetuar o pagamento em até 15 dias nos diversos canais que serão disponibilizados pela concessionária, tais como a plataforma pedágio pay.
A implantação faz parte do contrato firmado pela concessionária EcoNoroeste com o Governo do Estado de São Paulo e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), que prevê a substituição de todas as praças de pedágio por pórticos de cobrança, de forma gradual, até o 7º ano da concessão. A proposta deve chegar nas rodovias de acesso a Ubatuba ainda neste ano.