Estão programadas mais de 40 operações no decorrer da semana. Detran planejou uma megaoperação com bafômetros para fiscalizar o consumo de álcool combinado com a direção de veículos em São Paulo. A operação vai de 18 a 25 de setembro.
O Detran/SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) vai intensificar as operações de fiscalização contra o consumo de álcool combinado com a direção de veículos. As ações começaram nesta quarta, dia 18, e seguem até o dia 25 de setembro. Elas fazem parte da Semana Nacional de Trânsito (SNT).
As ODSIs – Operações Direção Segura Integrada – ocorrerão em todo o estado, em regiões com grandes índices de sinistros de trânsito e também em localidades que concentram bares e baladas.
A fiscalização do Detran-SP tem o objetivo de reduzir e prevenir os sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica combinado com direção. A iniciativa conta com o apoio de equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.
Estão programadas mais de 40 operações no decorrer da semana. Serão pelo menos duas fiscalizações por Superintendência, com a possibilidade de que um município realize mais de uma simultaneamente. Outras inspeções podem ocorrer em rodovias.
Tanto dirigir sob efeito de álcool (quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido) quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação.
DADOS – Em 2023, no mesmo período, 27.497 veículos foram abordados em 35 operações em todo o estado, com 702 condutores autuados por recusa ao teste do etilômetro e 82 por direção sob efeito de álcool. Ainda foram registrados 13 crimes de trânsito.
Da redação, com Detran. Foto: Divulgação