A USP e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) concluíram com êxito sua primeira participação na VivaTech, uma das maiores feiras de tecnologia da Europa, realizada entre os dias 11 e 14 de junho, em Paris. O evento reuniu mais de 180 mil visitantes de 171 nacionalidades e contou com a presença de 14 mil startups.
Em um estande de 100 m², 19 startups e grupos de pesquisa ligados à USP e à Fapesp apresentaram inovações em áreas como saúde, agricultura, meio ambiente, energia, mobilidade, sustentabilidade, clima e inteligência artificial. A missão teve como foco ampliar conexões estratégicas, aumentar a visibilidade internacional e atrair investidores.
No primeiro dia da feira, foi realizada a sessão “Estratégias do Estado de São Paulo para um Hub Global de Tecnologia”, com participação do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan; do reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; e do diretor-presidente da Fapesp, Carlos Américo Pacheco.
Agopyan destacou a importância da visibilidade internacional para a ciência paulista. Pacheco ressaltou o papel da Fapesp em promover a inovação no estado, lembrando que São Paulo lidera a produção científica da América Latina. Carlotti enfatizou o esforço da USP para aproximar a universidade da sociedade por meio da inovação e da divulgação de suas pesquisas.
Na sessão “Ciência e Inovação para um Futuro Sustentável”, professores da USP apresentaram projetos sobre clima, IA, transição energética, combustíveis sustentáveis, sistemas eletrônicos e tecnologias ópticas aplicadas à saúde.
O professor Vanderlei Bagnato destacou a biofotônica como tecnologia promissora no combate a infecções resistentes, enquanto Marcelo Zuffo, do InovaUSP, afirmou que a participação da universidade em eventos como a VivaTech projeta a ciência paulista ao mesmo nível dos grandes polos tecnológicos mundiais.