Justiça recebe denúncia contra políticos e outros acusados por crimes como peculato e concussão; afastamento imediato das funções públicas é determinado
A Justiça de Ubatuba recebeu denúncia do Ministério Público contra os vereadores Eugênio Zwibelberg, José Roberto Campos Monteiro Júnior e Josué Lourenço dos Santos, além de outros dez acusados, por envolvimento em um esquema criminoso que inclui crimes como peculato, concussão, associação criminosa, coação no curso do processo e cárcere privado, ocorridos entre 2017 e 2023.
O juiz Diogo Volpe Gonçalves Soares determinou o recebimento da denúncia e impôs medidas cautelares, incluindo o afastamento imediato dos vereadores de suas funções públicas e a proibição de frequentar a Câmara Municipal. As medidas visam garantir a ordem pública e a integridade da instrução processual, considerando que os supostos crimes teriam sido praticados no exercício dos cargos eletivos.
Além disso, o processo deixa de tramitar em sigilo, conforme decisão judicial que removeu o segredo de justiça. Os demais acusados também foram notificados e estão sujeitos a restrições, como proibição de contato com envolvidos no processo e afastamento de cargos comissionados na administração municipal.