Reportagem da Guardiã da Notícia identificou 12 novos cartazes da empresa no centro; Ubizcar diz que não autorizou prática e busca regularização
A empresa Ubizcar voltou a ser alvo de polêmica em Ubatuba por causa da fixação irregular de banners publicitários em postes da cidade. Apesar de a própria empresa afirmar, em nota oficial, que não compactua com esse tipo de divulgação e que está em processo de regulamentação nos municípios onde atua, a prática continua sendo observada em vias centrais do município.
A equipe da Guardiã da Notícia percorreu a Avenida Guarani, uma das mais movimentadas de Ubatuba, e contou ao menos 12 novos cartazes da empresa afixados nos postes públicos — todos com estrutura reforçada, utilizando arames e olhais.
A situação se repete meses após a Ubizcar também ter sido notificada pela Prefeitura de Caraguatatuba por causa do mesmo tipo de irregularidade. Lá, a prefeitura confirmou a infração. Já em Ubatuba, nenhuma resposta foi dada até o momento, apesar dos questionamentos feitos à gestão municipal desde o início do ano.
Além da questão visual, foi solicitada uma posição da Secretaria Municipal de Meio Ambiente quanto ao impacto ambiental da prática e sobre possível autuação à empresa, o que também segue sem resposta.
A Ubizcar declarou que está em processo de obtenção de licenças e reitera que não autorizou a colocação dos materiais — alegando ter suspendido toda divulgação externa assim que soube dos casos. O espaço segue aberto para a Prefeitura de Ubatuba se manifestar.