Search
Close this search box.

Grande ABC

São Paulo

Litoral Norte

Alto Tietê

Rádio Tour

Rádio Tour

Brasíliaem breve

Interiorem breve

Vale do Paraíbaem breve

COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Cidades » Litoral Norte » Ubatuba » UBATUBA: TURISTAS ACAMPAM DE FORMA IRREGULAR NA GRUTA QUE CHORA E GERAM PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL
São sebastião - Anistia

UBATUBA: TURISTAS ACAMPAM DE FORMA IRREGULAR NA GRUTA QUE CHORA E GERAM PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL

Moradores denunciam presença de barraca e acúmulo de lixo em ponto turístico ao lado da Praia da Sununga; acampamento selvagem é proibido por lei

A Gruta que Chora, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Ubatuba, foi alvo de denúncia nesta quarta-feira (16) após um casal de turistas ser flagrado acampando irregularmente no local. O espaço fica ao lado esquerdo da Praia da Sununga e é considerado área de preservação ambiental.

De acordo com moradores da região, o casal passou a noite no local utilizando cobertores e mochilas. A presença de barracas e sinais de lixo geraram preocupação entre ambientalistas, especialmente pelo impacto negativo que esse tipo de atividade causa ao meio ambiente.

O acampamento selvagem é proibido em todas as praias do Estado de São Paulo desde 1970, conforme o Decreto Estadual nº 52.388. Em Ubatuba, uma legislação específica também restringe esse tipo de prática a áreas regulamentadas e autorizadas para camping.

Essa não é a primeira vez que esse tipo de ocorrência é registrada. No mês passado, um grupo acampou na Praia do Félix e deixou grande quantidade de lixo no local, o que causou indignação entre moradores. Na ocasião, a Prefeitura de Ubatuba informou que não dispõe de equipe exclusiva para esse tipo de fiscalização e que a população deve denunciar casos pelo telefone 153 da Guarda Civil Municipal ou por meio da ouvidoria oficial.

A Gruta que Chora, além de atrair turistas pela beleza natural, é cercada de lendas e misticismo, mas seu valor ambiental exige atenção redobrada. Até o momento, não há confirmação de que o casal tenha sido autuado.

Share