Encontro deve discutir impactos da criação de nova unidade de conservação no entorno da Ilha Anchieta
Está agendada para o dia 4 de abril, em Ubatuba, uma reunião entre representantes do setor náutico da cidade, a Prefeitura e a Fundação Florestal para tratar da criação do Parque Estadual Marinho Tartaruga-de-Pente, proposto para o entorno da Ilha Anchieta. O encontro busca esclarecer dúvidas sobre os impactos da nova unidade de conservação e debater a regulamentação de atividades náuticas na região.
A Prefeitura de Ubatuba confirmou à reportagem que a agenda está mantida. Segundo apurado, alguns vereadores do município também devem participar da reunião. No entanto, a presença do diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, é incerta. O organizador Talles Veloso afirmou que recebeu uma ligação na noite de terça-feira (25), às 22h30, informando que o representante do órgão estadual não comparecerá. A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), à qual a fundação está vinculada, ainda não localizou oficialmente a demanda e tampouco confirmou o cancelamento da presença de Levkovicz.
Ainda de acordo com Talles, o secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, deve estar presente na reunião. A reportagem aguarda posicionamento oficial da Secretaria de Turismo de São Paulo sobre a participação do titular da pasta.
A criação do Parque Estadual Marinho Tartaruga-de-Pente tem gerado preocupação entre empresários e trabalhadores do setor náutico e turístico, que temem restrições nas atividades econômicas desenvolvidas na região. A reunião promete ser um ponto de diálogo importante entre os órgãos públicos e a comunidade local.