Problemas recorrentes fazem usuários atuarem na manutenção durante viagens
Os ônibus da SOU Transporte continuam dando o que falar em Ubatuba. Na manhã desta segunda-feira (11), um veículo da empresa apresentou mais um problema inusitado: a porta não se mantinha aberta, obrigando os próprios passageiros a segurá-la para permitir o desembarque. O incidente ocorreu na linha que segue via Perequê-Mirim e foi registrado em vídeos enviados à Rádio A Guardiã da Notícia, mostrando até um homem com muletas ajudando a manter a porta aberta.
Nas últimas semanas, têm sido frequentes os relatos de sujeira, goteiras, desgaste e falhas nos ônibus, especialmente nos horários de pico, dificultando a vida de trabalhadores e estudantes. Desde agosto, a SOU Transporte opera o serviço coletivo em Ubatuba através de um contrato emergencial de 12 meses, firmado após o término do serviço com a VerdeBus, ao custo de R$ 23 milhões, com subsídio.
Em nota, a prefeitura informou que um novo processo licitatório para um contrato definitivo de 10 anos deve ser publicado na segunda quinzena de novembro. A empresa Memphis Engenharia e Consultoria, responsável por analisar a frota, apontou que, no novo contrato, os veículos deverão contar com wi-fi, ar-condicionado e um aplicativo de monitoramento em tempo real, itens que ainda não estão disponíveis. Além disso, os ônibus terão no máximo cinco anos de uso, o que promete melhorar a qualidade do transporte público na cidade.