Parceria leva serviço de limpeza e combate ao mosquito Aedes aegypti aos bairros da cidade
A Prefeitura de Ubatuba, por meio das secretarias de Saúde e Infraestrutura, iniciou uma ação conjunta que combina o mutirão de combate à dengue com o serviço de cata-treco. As atividades ocorrem simultaneamente nos bairros, facilitando para os moradores o descarte correto de materiais inservíveis e eliminando possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O coordenador do setor de Endemias, Jorge Dantas, destaca que a união das ações também visa incentivar a colaboração da população, já que a maioria dos focos do mosquito ainda está dentro das residências.
Ubatuba registrou, até março deste ano, 1.549 casos notificados de dengue. Embora expressivo, o número representa queda em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados mais de seis mil casos. Os bairros com maior número de notificações são Centro, Estufa I, Itaguá e Perequê-Açu.
Além de visitas às casas, a equipe da prefeitura realiza orientações para eliminar locais que acumulam água. A Vigilância em Saúde reforça a importância da participação dos moradores no descarte adequado de objetos como pneus, móveis velhos e garrafas.
A prefeitura pede que todos acompanhem o cronograma do mutirão e do cata-treco e contribuam com a iniciativa para proteger suas famílias e vizinhos.