Bombeiros resgatam 12 pessoas durante alagamento; escola foi usada como abrigo temporário
A madrugada deste sábado (5) foi marcada por fortes chuvas em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, após a chegada da frente fria prevista pela Defesa Civil Estadual. Às 23h05 de sexta-feira (4), moradores receberam um alerta preventivo via sistema Cell Broadcast, advertindo sobre riscos de temporais e deslizamentos.
O volume de água registrado foi expressivo em diversos pontos da cidade. O pluviômetro da Marafunda marcou 168 mm. No Parque dos Ministérios, foram 152 mm. Também choveu forte na Praia Grande (102 mm), Praia Dura (146 mm) e Saco da Ribeira (134 mm).
Por volta das 2h15 da madrugada, o Corpo de Bombeiros foi acionado para apoiar a Defesa Civil em uma ocorrência de pessoas ilhadas no bairro Taquaral. Doze moradores — sete mulheres e cinco homens, entre eles um bebê de apenas quatro meses — ficaram presos em uma área alagada.
As vítimas foram resgatadas sem ferimentos e levadas para a escola municipal José de Souza Simeão, usada como abrigo temporário pela Defesa Civil. Todos ficaram sob os cuidados da assistência social do município.
A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população a permanecer atenta a novos avisos e buscar abrigo em caso de riscos de alagamentos ou deslizamentos.