Música, capoeira, oficinas e rodas de conversa celebram a riqueza cultural quilombola na Casa da Farinha.
O Quilombo da Fazenda, em Ubatuba, será palco de um final de semana repleto de atividades culturais e tradições quilombolas entre os dias 13 e 15 de dezembro. A programação faz parte do 10º Festival da Cultura Quilombola, que integra o evento Negro de Todas as Cores, promovido pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart).
Programação diversificada
Os três dias de celebração contarão com muita música, oficinas temáticas, rodas de conversa e apresentações de capoeira, destacando e valorizando a cultura quilombola. As atividades acontecem na histórica Casa da Farinha, localizada no km 11,5 da BR 101.
O festival, originalmente previsto para novembro como parte do Mês da Consciência Negra, foi adiado para dezembro devido às chuvas que atingiram a região.
Fortalecimento das comunidades quilombolas
A diretora-presidente da Fundart, Thaila Brito, ressaltou a descentralização das ações do Negro de Todas as Cores neste ano. “Promovemos uma noite especial no dia 20 de novembro e, em diálogo com as comunidades quilombolas, ampliamos as atrações, levando apoio e valorização às festas realizadas nos quilombos. Esse fortalecimento reflete nosso compromisso em preservar e destacar a riqueza cultural dessas comunidades.”
No último dia 30 de novembro, a Fundart também apoiou as comemorações no Quilombo da Caçandoca, que contou com apresentações culturais e reuniu moradores e visitantes para celebrar a história e a resistência quilombola.
Celebrando a história e a cultura
O Festival da Cultura Quilombola é um convite para a comunidade e turistas conhecerem mais sobre as tradições e o legado das comunidades quilombolas de Ubatuba, fortalecendo laços e promovendo a conscientização sobre a importância de preservar essa rica herança cultural.
Confira a programação completa:
Sexta-feira – 13 de dezembro
10h: Coletivo Angoleiras de Ubatuba
13h: Oficina para crianças com Brincância
15h: Forró Balanceiro
16h: Oficina de Mandalas
19h: Grupo Senzala de Capoeira
Sábado – 14 de dezembro
12h: Duo de Choro “Cinema Mudo”
13h: Grupo Cultural Raiz Forte
14h: Reggae Brasilidade com O Raul
19h: Anayfabi Ritmos Africanos
20h: Cine Natureza
22h: Banda Salve 012
Domingo – 15 de dezembro
13h: Desfile Tranças Nagô
14h: Maracatu Baque Elevado
15h: Contos e Saberes Africanos
16h: Roda de conversa “Mãos que Escrevem Mancala” com Beta Ferreira
17h: Samba da Casca
18h: Grupo Cultural Bardeia
19h: DJ Beea
20h: DJ Tairini
21h: DJ Max
Das 16h às 21h: Projeto Mosaico Experimento em VR