Novidade inclui cobrança noturna em avenidas e ajustes técnicos nos equipamentos.
A cobrança automatizada da Zona Azul em Ubatuba terá início no próximo dia 16 de dezembro. O sistema será implantado pela empresa Vaga Fácil, responsável pelos equipamentos e pelo aplicativo de gestão do estacionamento rotativo na região central e nas praias. A novidade foi confirmada pela Emdurb, Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano, após ajustes técnicos que levaram ao adiamento do início, anteriormente previsto para o dia 10.
Com a implantação do novo modelo, a Avenida Iperoig e a Rua Guarani passarão a ter cobrança no período noturno. Segundo Juraci Teixeira Leite, presidente da Emdurb, a medida busca coibir a atuação de flanelinhas, que vinham cobrando valores fixos pelo uso das vagas e, em alguns casos, cometendo atos de vandalismo contra motoristas que se recusavam a pagar.
AJUSTES E DIVULGAÇÃO
O adiamento foi necessário para dar maior publicidade ao sistema e orientar motoristas e comerciantes sobre o funcionamento das novas regras. Ele também comentou que, futuramente, a cobrança noturna poderá ser ampliada para a Avenida Leovegildo Dias Vieira, no Itaguá.
A empresa Vaga Fácil segue realizando testes nos equipamentos para garantir o funcionamento do sistema automatizado. Apesar de ter garantido inicialmente que o prazo de implantação seria cumprido, a necessidade de ajustes técnicos resultou no adiamento.
IMPACTO PARA USUÁRIOS
A cobrança automatizada utilizará parquímetros e aplicativo, oferecendo maior praticidade para o pagamento das taxas. No entanto, motoristas e comerciantes têm se mostrado atentos às mudanças, especialmente quanto ao período noturno de cobrança.
Mais detalhes sobre o sistema e sua implantação foram prometidos pela direção da Emdurb em entrevistas e comunicados previstos para os próximos dias. A empresa reforça que os ajustes têm como objetivo evitar transtornos e garantir a eficiência da operação.