Search
Close this search box.

Grande ABC

São Paulo

Litoral Norte

Alto Tietê

Rádio Tour

Rádio Tour

Brasíliaem breve

Interiorem breve

Vale do Paraíbaem breve

COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Cidades » Litoral Norte » Ubatuba » UBATUBA: CHUVAS IMPACTAM BALNEABILIDADE DE PRAIAS, INCLUINDO A ILHA ANCHIETA

UBATUBA: CHUVAS IMPACTAM BALNEABILIDADE DE PRAIAS, INCLUINDO A ILHA ANCHIETA

Relatório da CETESB aponta impacto das chuvas, enquanto questionamentos sobre discrepâncias entre praias da mesma baía aguardam resposta.

A Prainha de Fora, na Ilha Anchieta, foi classificada como imprópria para banho pela CETESB pela primeira vez em 2025. A avaliação semanal, divulgada na quinta-feira (6), aponta que as fortes chuvas recentes no litoral paulista contribuíram para o aumento de praias impróprias devido ao transporte de resíduos urbanos e matéria orgânica para o mar.

Além da Prainha de Fora, outras praias de Ubatuba, como Santa Rita, Perequê Mirim e Itaguá (em dois pontos de monitoramento), também foram consideradas impróprias, assim como o Rio Itamambuca. Segundo a CETESB, praias são classificadas como impróprias quando apresentam mais de 100 colônias de bactérias a cada 100 ml de água, com locais sinalizados por bandeiras vermelhas para alertar os banhistas sobre o risco à saúde.

Entretanto, surgiram questionamentos sobre a discrepância entre a classificação da Prainha de Fora e da Praia do Leste, que ficam na mesma baía da Ilha Anchieta e são separadas por menos de 30 metros. Enquanto a primeira foi considerada imprópria, a segunda permanece classificada como própria. A CETESB atribui o monitoramento da Ilha Anchieta a um convênio com a Fundação Florestal, onde técnicos do parque realizam as coletas, e a companhia é responsável pelas análises microbiológicas.

A Guarda da Notícia procurou a Secretaria de Meio Ambiente e a Fundação Florestal para esclarecimentos sobre os critérios e possíveis fatores que expliquem as diferenças entre as duas praias, mas ainda não obteve resposta.

A CETESB reafirma que as chuvas intensas foram o principal fator para a contaminação das águas, destacando que este tipo de situação pode variar entre pontos próximos devido a correntes marítimas, aportes de água doce e outras variáveis ambientais. Enquanto aguarda respostas adicionais, a população deve seguir as recomendações das autoridades e evitar banhos nas praias sinalizadas como impróprias.

Litoral Norte está com onze (11) praias impróprias para banho nesta semana.
Caraguatatuba: Prainha e Cocanha estão impróprias pela segunda semana.

Ilhabela: apenas a praia de Itaquanduba se encontra imprópria nesta semana.

São Sebastião: Arrastão, Pontal da Cruz e Preta do Norte continuam impróprias pela quinta semana.

Ubatuba: continuam impróprias as praias Rio Itamambuca, Itaguá, Santa Rita, Perequê Mirim. A Prainha de Fora na Ilha Anchieta se encontra imprópria.

Share