Defesa Civil alerta para áreas de risco após volumes significativos de precipitação em diferentes pontos da cidade.
Ubatuba registrou volumes expressivos de chuva neste sábado (22), com acumulados que ultrapassaram 100 mm em poucas horas. A Defesa Civil estadual emitiu um alerta de alto risco para deslizamentos, acionando o novo sistema de notificação por celular, o Cell Broadcasting, para avisar moradores em áreas vulneráveis.
Na região sul, o pluviômetro da Praia Dura, próximo à ponte provisória da Folha Seca, indicou 129 mm de precipitação. Essa ponte, cuja construção definitiva foi anunciada pelo governador Tarcísio de Freitas, ainda não foi concluída. Na Praia da Lagoinha, foram registrados 111 mm, enquanto no bairro do Perequê-Açu, o acumulado chegou a 100 mm. Essa área também enfrenta transtornos com a Ponte do Angelim, no bairro do Taquaral, que novamente ficou intransitável.
A Defesa Civil informou que as áreas mais afetadas são aquelas próximas a encostas e regiões de difícil acesso, onde o solo já está encharcado, aumentando o risco de deslizamentos. Em caso de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.