Encontro destacou desafios e planejamento para o combate ao Aedes aegypti no período de chuvas.
Membros do Comitê de Combate à Dengue de Taubaté se reuniram nesta quinta-feira (9), na sede do Controle de Animais Sinantrópicos (CAS), para avaliar ações preventivas contra o mosquito Aedes aegypti e apresentar o balanço de atividades realizadas em 2024.
Representantes das secretarias de Saúde, Educação e Segurança Pública, além de membros do Conselho Municipal de Saúde, participaram do encontro. A secretária de Saúde, Dra. Rosana Gravena, o diretor de Atenção à Saúde, Marcelo da Silva Gash, e a diretora de Assistência à Saúde, Lisbeth Almeida, estiveram presentes para alinhar estratégias.
PREVENÇÃO NO PERÍODO CRÍTICO
O objetivo central foi fortalecer a força-tarefa para o primeiro semestre, quando o volume de chuvas é maior, facilitando a proliferação do mosquito. “Estamos unindo forças para prevenir números altos de casos e mortes, como os registrados no ano passado, especialmente no primeiro trimestre”, ressaltou Dra. Rosana.
José Antônio Cardoso, coordenador do CAS, destacou que 95% dos criadouros estão dentro das residências e que o engajamento da população é fundamental. “A maioria conhece as formas de prevenção. O desafio é implementar essas práticas no dia a dia”, afirmou.
BALANÇO DAS AÇÕES EM 2024
Denúncias recebidas: 3.907
Denúncias resolvidas: 3.694 (93,5% de resolutividade)
Cata Treco: 118.200 kg de materiais recolhidos
Notificações: 333
Multas aplicadas: 97 (30 por presença de criadouros)
Imóveis trabalhados/vistoriados: 130.705 (incluindo visitas, controle de criadouros e nebulizações)
PLANEJAMENTO PARA 2025
O comitê se reunirá mensalmente ao longo do semestre para monitorar os casos, avaliar resultados e implementar medidas preventivas. A colaboração entre poder público e população é apontada como essencial para reduzir os riscos e combater a dengue de forma efetiva.