Procedimento foi realizado em um paciente de 67 anos e marca novo capítulo na oferta de serviços médicos pela unidade hospitalar.
No Hospital e Maternidade de Suzano (HMS), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e gerido pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), foi realizada com sucesso a primeira cirurgia para implantação de marca-passo em um paciente em 19 de junho.
Procedimento
O procedimento, que ocorreu em um paciente de 67 anos com bradicardia, foi considerado um marco para a unidade, instalada no prédio da antiga Santa Casa de Misericórdia desde 15 de maio, quando passou a ser administrada pela nova organização.
O paciente foi admitido no Pronto-Socorro do HMS em 18 de junho com sintomas de ritmo cardíaco irregular. Em menos de 12 horas, a equipe médica decidiu pela implantação emergencial de um marca-passo temporário, sendo o procedimento realizado com sucesso no dia seguinte. Após uma boa recuperação inicial na UTI do hospital, o paciente foi transferido para o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, para a implantação do marca-passo definitivo.
Mudança
Após assumir a administração do HMS em maio deste ano, o INTS tem promovido melhorias no complexo hospitalar, incluindo reformas estruturais, melhoria das condições de trabalho para os funcionários e expansão dos serviços oferecidos à comunidade, como a realização de cirurgias complexas como a de implantação de marca-passo temporário.
Estrutura
O HMS atualmente dispõe de 99 leitos de enfermaria, diversos serviços especializados como Pronto-Atendimento de Ortopedia, Pronto-Atendimento da Mulher, entre outros, e atende aos pacientes do SUS e da rede privada.
Receba notícias da A Guardiã da Notícia no seu WhatsApp fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://whatsapp.com/channel/0029Va8RF0L3wtb4cZHKCl3K