Questionada pela reportagem sobre a transferência do tenente-coronel Joel Chen do comando da Polícia Militar de Mogi das Cruzes para São Vicente, cidade do Litoral Sul do Estado de SP, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), argumenta que a mudança ocorreu por mérito e movimentação de rotina.
Chen afirmou que sua transferência se deu por motivos políticos, isso porque ele é vice na chapa do prefeito Caio Cunha que vai disputar a reeleição neste ano.
A SSP comandada pelo secretário Guilherme Derrite (deputado federal do PL licenciado) respondeu aos questionamentos da reportagem da seguinte forma: “A Polícia Militar reconhece e valoriza o trabalho do seu efetivo e, desde o início da atual gestão, tem realizado uma série de promoções por mérito e movimentações de rotina, assim como ocorre nas outras forças de segurança do estado.
Tais medidas são planejadas e executadas a partir de critérios estritamente técnicos com o objetivo de aprimorar constantemente a atuação policial e reforçar a segurança de toda a população.
Deste modo, a transferência do oficial mencionado, publicada no Diário Oficial do Estado da última terça-feira (3) foi determinada obedecendo os princípios da impessoalidade, legalidade e eficiência na administração pública, assim como todas as movimentações na Instituição.”