Um cão robô utilizado pela Guarda Civil Metropolitana de SP para reforçar a segurança na festa da virada na Avenida Paulista ‘roubou’ as atenções do público e chamou a atenção da imprensa no final da tarde deste dia 31, quando o bicho chegou perto do palco dos shows.
Em conversa com os jornalistas, o prefeito Ricardo Nunes falou sobre o forte esquema de segurança montado para a festa e da presença do cão robô no ambiente. O pet cibernético, apelidado de ‘Leí’, é equipado com tecnologia de ponta para auxiliar nas operações de segurança e possui uma câmera frontal com capacidade de reconhecimento facial, conectada diretamente ao sistema Smart Sampa, a central de monitoramento de vídeo da prefeitura.
Além disso, uma segunda câmera será acoplada ao dorso do robô, oferecendo uma visão panorâmica de 360 graus do ambiente. De acordo com o inspetor de divisão da GCM, Leandro Ramalho, o robô tem a capacidade de capturar faces para reconhecimento facial e coletar imagens de placas de veículos.
Sua presença não apenas auxilia na identificação de possíveis suspeitos, mas também serve como elemento de dissuasão para atividades criminosas. O cão robô será sempre acompanhado por uma equipe de três agentes, que ficarão a uma distância de até 300 metros.