Neste domingo (23), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, participa da 9ª edição do “Samba com as Mãos”, um projeto de inclusão voltado para a comunidade surda.
A iniciativa visa promover a acessibilidade à cultura do samba, permitindo que o público surdo vivencie de maneira mais plena as tradições do Carnaval paulistano.
O evento, realizado pela Prefeitura de São Paulo em parceria com a Liga das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP), realizaram a tradução em Libras de 22 sambas-enredo do Grupo Especial e Acesso do Carnaval de 2025.
Com a colaboração de oito intérpretes de Libras, os sambas-enredo foram explicados em vídeos, proporcionando uma experiência única para os participantes surdos.
A ação conta com o envolvimento de membros das escolas de samba, intérpretes de Libras e consultores surdos, garantindo que a tradução fosse fiel ao ritmo e ao contexto cultural das canções. Esse formato de acessibilidade permite que a comunidade surda se conecte com a festa popular de forma mais inclusiva e participativa.
Além disso, para as pessoas com deficiência visual, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência vai disponibilizar uma cabine no Sambódromo com audiodescrição simultânea dos desfiles das Escolas de Samba.
O conteúdo da cabine será transmitido ao vivo nos perfis da secretaria no Instagram e no YouTube, garantindo que as pessoas cegas ou com baixa visão também pudessem acompanhar os desfiles de forma mais envolvente.
O “Samba com as Mãos” se consolida como um importante marco de inclusão e acessibilidade no Carnaval de São Paulo.