Grande ABC

São Paulo

Litoral Norte

Alto Tietê

Rádio Tour

Play Tour

Brasília

COMPARTILHE COM:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Brasil » SEU CELULAR PODE APITAR! GOVERNO COMEÇA A TESTAR NOVO SITEMA DE ALERTA DE DESASTRES; SAIBA COMO VAI FUNCIONAR

SEU CELULAR PODE APITAR! GOVERNO COMEÇA A TESTAR NOVO SITEMA DE ALERTA DE DESASTRES; SAIBA COMO VAI FUNCIONAR

De antemão o usuário não vai precisar se cadastrar para receber o avisos, um dos requisitos é ter um aparelho celular adquirido depois de 2020 e com acesso a redes 4G ou 5G

Spoiler! O alerta em fase de testes vai praticamente ‘pular’ na tela do celular do dono. A ideia é essa mesma: alertar. O governo federal lançou nesta quarta-feira, 7, a fase inicial do novo sistema de alerta de desastres, ele deve emitir mensagens “instrutivas” em caso de desastres. Os testes começam no sábado, 10, e onze cidades estão na lista dos primeiros a receber os alertas.

De acordo com o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, a operaçao-piloto tem prazo de duração: 30 dias. As cidades escolhidas para esta fase são: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ).

E como será o teste?

O teste será realizado no sábado, 10, às 15h. Os habitantes das 11 cidades escolhidas vão receber um alerta de demonstração em seus celulares. A demonstração terá duração de uma hora, com alertas a cada cinco minutos.

Na tela do celular, a seguinte mensagem deve aparecer com um texto de acordo com o local onde a pessoa está, usamos um exemplo de um morador de São Sebastião.

Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergencia em SAO SEBASTIÃO. Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA

O alerta vai “pular” na tela do celular, sobrepondo-se a qualquer conteúdo que o usuário esteja acessando no momento, como redes sociais e plataformas de vídeo, por exemplo. Em entrevista sobre o assunto, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, explicou que o teste ficará por 30 dias ativo nas respectivas cidades escolhidas e todo o processo de funcionamento será observado pelas prefeituras.

“ O alerta-teste que será dado será uma mensagem que não diz respeito a um evento [de risco]. O alerta de sábado é uma mensagem generalizada, e não tem nenhum evento previsto para acontecer em nenhuma cidade dessas, pelo menos até agora, com as informações que nós temos, nesse dia 10″, afirmou.

Quem poderá receber os alertas?

Os alertas serão feitos nas redes das operadoras Vivo, Claro e TIM. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), outras empresas regionais também devem implementar a tecnologia.
Para receber o sinal, é preciso ter um celular comprado depois de 2020 – cujos modelos já são compatíveis com a tecnologia – e acesso às redes 4G ou 5G das operadoras.

O secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius, está em estudo a implementação de “roaming” entre as operadoras.
Isso quer dizer que, se um cliente da Vivo, por exemplo, estiver na área de cobertura da Claro, ainda assim poderá receber os alertas.

Depois do período de testes, o governo vai realizar ajustes adicionais que se mostrem necessários e lançar o sistema para todas as cidades do Brasil. A data exata não foi confirmada.

Receba notícias da A Guardiã da Notícia no seu WhatsApp fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://whatsapp.com/channel/0029Va8RF0L3wtb4cZHKCl3K