Grande ABC

São Paulo

Litoral Norte

Alto Tietê

Rádio Tour

Play Tour

Brasília

COMPARTILHE COM:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Brasil » SERVIDORES DO INSS INICIAM GREVE

SERVIDORES DO INSS INICIAM GREVE

Reivindicações incluem recomposição salarial e melhores condições de trabalho

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciaram uma greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (16). A paralisação, aprovada em plenária nacional no último sábado (13), foi convocada pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps). Entre as principais demandas da categoria estão a recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhorias nas condições de trabalho.

O INSS conta atualmente com 19 mil servidores ativos, sendo 15 mil técnicos responsáveis pela maioria dos serviços da instituição e 4 mil analistas. Cerca de 50% dos servidores estão trabalhando remotamente.

As informações foram confirmadas e compartilhadas pela Agência Brasil.

A Fenasps notificou previamente o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos sobre a possibilidade de greve.

De acordo com a entidade, as propostas apresentadas pelo governo até o momento não trouxeram avanços. A Fenasps destaca que o governo propôs um alongamento da carreira de 17 para 20 níveis e a criação de uma gratificação de atividade, medidas consideradas insuficientes para compensar as perdas salariais acumuladas, que ultrapassam 53%.

Reinvindicações

As reivindicações da Fenasps incluem a recomposição das perdas salariais; reestruturação das carreiras; cumprimento do acordo de greve de 2022; reconhecimento da carreira do Seguro Social como típica de Estado; exigência de nível superior para o ingresso de Técnicos do Seguro Social; incorporação de gratificações; jornada de trabalho de 30 horas para todos; cumprimento das jornadas previstas em lei; revogação de normas que determinam o fim do teletrabalho; estabelecimento de um programa de gestão de desempenho; melhorias nas condições de trabalho e direitos para todos os servidores, independentemente da modalidade de trabalho; combate ao assédio moral institucional; e reestruturação dos serviços previdenciários.

Receba notícias da A Guardiã da Notícia no seu WhatsApp fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://whatsapp.com/channel/0029Va8RF0L3wtb4cZHKCl3K