São Bernardo foi a única cidade com população acima de 500 mil habitantes premiada no Estado de São Paulo
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, recebeu, em 12 de junho, o Prêmio Prefeito Amigo da Criança em reconhecimento ao trabalho realizado para garantir os direitos das crianças e adolescentes em áreas como educação, saúde, assistência social e cultura. São Bernardo foi a única cidade com mais de 500 mil habitantes premiada em São Paulo e está entre as 100 cidades brasileiras condecoradas na sétima edição do programa.
A Fundação Abrinq avaliou os avanços nas políticas públicas e nos indicadores municipais destinados ao público infanto-juvenil entre 2021 e 2024. Em São Bernardo, destacou-se a ampliação de vagas em creches e a eliminação da fila de espera, alcançadas pelo Programa Atender Mais, que expande parcerias com o terceiro setor para atender crianças de zero a três anos.
O prefeito destacou a prioridade dada às crianças e adolescentes, com foco na saúde, assistência, educação inclusiva e acesso à cultura, esporte e lazer. Ele afirmou que investir nas crianças é investir no futuro de São Bernardo.
O Programa Educar Mais, que amplia a educação em tempo integral na cidade, foi outra política pública que contribuiu para o recebimento do prêmio. O programa oferece nove horas diárias de atividades, quatro refeições e um currículo que promove acesso à cultura, arte, esporte, ciência e tecnologia. Na área da saúde, o Projeto Acolhendo promove encontros entre bebês, responsáveis e representantes da comunidade para fortalecer vínculos e promover uma infância mais segura.
A premiação também considerou a criação do Plano Municipal para a Infância e Adolescência (Lei Nº 7248, de 16 de outubro de 2023), que estabelece prioridades de atuação e ações para o decênio 2023-2033. Além disso, o fortalecimento dos conselhos municipais CMDCA e Conselho Tutelar e o atendimento às vítimas ou testemunhas de violência foram levados em conta.
A adesão de São Bernardo ao Programa Prefeito Amigo da Criança foi realizada em 17 de agosto de 2021. Segundo a secretária de Educação de São Bernardo, Sílvia Donnini, coordenadora da Comissão de Avaliação e Acompanhamento do programa, a premiação é resultado de um trabalho contínuo desde 2017, voltado à promoção de vidas saudáveis, educação de qualidade e proteção em situações de risco.
Receba notícias da A Guardiã da Notícia no seu WhatsApp fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://whatsapp.com/channel/0029Va8RF0L3wtb4cZHKCl3K