Em uma realidade onde a participação feminina na política ainda é desafiadora, Lia Duarte (Cidadania) surge como um dos nomes mais relevantes em São Bernardo do Campo. A liderança da Paulicéia, que já conquistou o título de mulher mais votada da cidade, fortalece sua presença política com um histórico de dedicação ao trabalho social, à educação e à segurança.
A participação das mulheres na política tem registrado crescimento, mas o caminho ainda é longo. Dados do Tribunal Superior Eleitoral revelam que, nas eleições municipais de 2020, as candidaturas femininas subiram de 31,9% em 2016 para 33,3%, ainda abaixo da representatividade do eleitorado feminino, que é de 53%. Em São Bernardo, onde a Câmara conta com apenas duas vereadoras, Lia Duarte se destaca como uma força em ascensão, determinada a transformar esse cenário.
Lia, que é pedagoga, mãe, esposa, avó e paraibana de origem, se radicou em São Bernardo do Campo há mais de 30 anos, onde construiu sua vida e carreira. Sua trajetória como inspetora escolar a aproximou das demandas e dos desafios enfrentados pelos jovens da cidade, o que a motivou a ingressar na política.
“O trabalho como inspetora escolar me fez conhecer muitos jovens e crianças, seus anseios e expectativas de vida em um mundo em constante transformação. Mas, sem que esse mesmo mundo consiga transformar, com oportunidades, a realidade de vida de quem cresce na cidade, possibilitando que cresçam na vida”, reflete Lia.
Essa conexão direta com a comunidade foi o que impulsionou sua atuação política. Lia acredita que a política é o caminho para proporcionar mudanças que impactam positivamente a vida das pessoas. Entre suas principais iniciativas está o projeto das Mini Creches, aprovado pela Câmara Municipal, que oferece suporte essencial para pais e mães ao disponibilizar um espaço seguro, com educação de qualidade e alimentação para as crianças, das 6h às 22h. Operadas por profissionais locais, as Mini Creches são um exemplo de como políticas públicas bem implementadas podem transformar vidas.
Para Lia, “fazer a diferença é doar-se 101%”, e ela defende que é ao lado das pessoas, e não acima delas, que o verdadeiro trabalho político acontece. “Nada substitui o sorriso, o abraço que é de graça, enxugar lágrimas e levar conforto. Comecei assim, lado a lado com nossa gente, e é isso que norteia meu trabalho e vou continuar. Para trabalhar por nossa gente, não é preciso estar acima, mas ao lado das pessoas”, afirma.
Além dos projetos voltados à educação, Lia Duarte também se destaca por sua atuação na área da segurança pública, sendo uma forte defensora da implementação de programas como o Muralha Paulista e a Operação Delegada. Ela também é uma voz ativa na cobrança pela reabertura do Pronto Socorro do Hospital de Urgência. “Uma cidade do tamanho de São Bernardo do Campo não tem um projeto de segurança concreto, e a saúde está definhando por falta de planejamento”, critica Lia.
Com essa postura combativa e comprometida com as causas sociais, Lia Duarte se consolida como um dos principais nomes na política de São Bernardo do Campo, mostrando que a força feminina tem muito a contribuir para o futuro da cidade.