Primeira viagem transporta 9.800 sacas de café para exportação à Europa
O Porto de São Sebastião recebeu na manhã de hoje o veleiro-cargueiro Artemis, recém-construído na França, que está realizando sua primeira viagem comercial. A embarcação atracou no berço interno, próximo ao flutuante das balsas para Ilhabela, para embarcar 9.800 sacas de cafés especiais cultivados no Brasil com técnicas sustentáveis por produtores de diversas regiões do país.
Além do café, serão embarcados alguns pallets contendo sementes de cacau brasileiro, destinadas à indústria europeia de chocolates. O transporte está sendo realizado a velas, compondo uma cadeia de sustentabilidade que busca reduzir a emissão de gases poluentes. O café verde será torrado e moído na Europa, atendendo a altos padrões de qualidade e integrando um mercado que valoriza produtos com preservação ambiental e total rastreabilidade desde a origem.
O veleiro-cargueiro Artemis tem 81 metros de comprimento e 12 metros de largura, e seguirá viagem com uma tripulação de pelo menos oito pessoas. O prazo estimado para chegar ao porto de Le Havre, na França, é de 20 dias. Para realizar o embarque no Porto de São Sebastião, a empresa estrangeira que está importando o café contratou a Seafort Operações Portuárias.