De maio a agosto, cidade espera repetir sucesso de anos anteriores com turismo sustentável e pesquisa marinha
São Sebastião se prepara para mais uma temporada de avistamento de baleias-jubarte, fenômeno que ocorre entre maio e agosto. O município se tornou referência nacional na prática do turismo de observação desses cetáceos, com impacto positivo na economia e na conservação ambiental.
Em 2024, mais de 12 mil pessoas participaram dos passeios de avistamento, o dobro registrado em 2023. Só as operadoras arrecadaram mais de R$ 4 milhões com a atividade, que também beneficia hotéis, restaurantes e demais setores do turismo.
O Projeto Baleia à Vista, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, tem papel fundamental na pesquisa e na educação ambiental. Já são 682 baleias identificadas na região, 30 delas reavistadas em diferentes anos, o que demonstra fidelidade desses animais ao litoral sebastianense.
Além da beleza natural, o município oferece oficinas gratuitas de boas práticas para operadores náuticos e promove ações de conscientização, como o Espaço Vida Marinha e campanhas em parceria com o Instituto Baleia Jubarte e o Instituto Argonauta.
Reconhecida pelo Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2023/24, a cidade reforça seu protagonismo no turismo ecológico. Informações e normas estão disponíveis em www.turismosaosebastiao.com.br e www.projetobaleiaavista.com.br.