Inspeções começam nesta sexta-feira (7) e têm o objetivo de evitar o despejo inadequado de água pluvial nas redes de esgoto, que sobrecarregam o sistema e causam transtornos.
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) inicia nesta sexta-feira (7) testes com fumaça nos poços de visita (bueiros) da Vila do Sahy, no Litoral Norte, como parte de uma ação para identificar e corrigir ligações irregulares de água pluvial na rede de esgoto. Essa iniciativa complementa os testes com corante que já vinham sendo realizados desde janeiro.
Ações preventivas O gerente da divisão de manutenção da Sabesp em São Sebastião, Josenilton Andrade, explicou que a entrada de água da chuva na rede de esgoto pode causar vazamentos e sobrecarregar o sistema, especialmente em áreas como o litoral, que possuem baixa cobertura de rede de drenagem. “As chuvas fortes aumentam os riscos de direcionamento inadequado para a rede de esgoto, e isso é explicado aos moradores para evitar novos casos. A Vila do Sahy possui cerca de mil imóveis”, destacou.
Como funciona o teste com fumaça A inspeção consiste em inserir uma fumaça inofensiva à saúde nos poços de visita (bueiros). Caso a fumaça apareça em ralos, calhas, tanques ou caixas de inspeção, isso pode indicar ligações irregulares do sistema de águas pluviais à rede de esgoto. Técnicos da Sabesp realizarão as vistorias, e os moradores devem reportar qualquer presença de fumaça em suas residências aos profissionais no local.
Testes com corante Desde 15 de janeiro, a Sabesp também vem utilizando corante não tóxico para complementar o diagnóstico. O produto é despejado em vasos sanitários, pias e caixas de inspeção, permitindo o rastreamento da água colorida nas redes de esgoto e a identificação de falhas nas tubulações.
Orientações Os moradores não precisam se preocupar, já que os testes não oferecem riscos à saúde. A colaboração da comunidade é essencial para garantir o sucesso da ação e prevenir problemas futuros.
Sobre a Sabesp A Sabesp é uma das maiores empresas de saneamento do mundo, responsável por atender 28 milhões de pessoas em 375 municípios de São Paulo. Seu compromisso é acelerar as metas do Marco Legal do Saneamento, promovendo dignidade, saúde e desenvolvimento sustentável para milhões de brasileiros.