Comerciantes e consumidores devem redobrar atenção com cédulas falsas.
A Polícia Federal de São Sebastião alerta para a circulação de notas falsas no Litoral Norte durante o Carnaval. Entre janeiro e fevereiro, cinco pessoas foram presas ao tentar repassar cédulas falsificadas no comércio da região.
Com a grande movimentação, a prática criminosa tende a aumentar. Para evitar prejuízos, a PF orienta a observar a textura das notas, que devem ser ásperas e com alto relevo. As cédulas legítimas também possuem cores firmes, enquanto as falsificadas apresentam pouca nitidez e borrões.
Os falsificadores costumam usar numeração repetida em diferentes cédulas. Além disso, a presença da marca d’água sozinha não garante a autenticidade.
A recomendação é que comerciantes não tenham pressa no atendimento, pois os golpes ocorrem em locais movimentados, como mercados e ambulantes. Notas de R$ 100 e R$ 200 devem ser verificadas com mais cuidado.
Em caso de suspeita, compare a cédula com uma verdadeira e, se necessário, acione as autoridades.