Município confirma 504 casos da doença em 2025 e reforça medidas de combate ao Aedes aegypti
A Prefeitura de São Sebastião decretou situação de emergência em saúde pública devido ao avanço da epidemia de dengue no município. A medida foi oficializada por meio do Decreto Municipal nº 9.619/2025, assinado pelo prefeito Reinaldinho Moreira no dia 31 de março, em consonância com o Decreto Estadual nº 69.359, editado pelo governador Tarcísio de Freitas.
O plano emergencial segue as diretrizes do Ministério da Saúde e tem como objetivo intensificar as ações de combate às arboviroses urbanas — dengue, zika e chikungunya — transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
De janeiro até o momento, São Sebastião já confirmou 504 casos de dengue. Outros 1.890 foram descartados. Mesmo com números inferiores aos de 2024, o índice atual é suficiente para caracterizar uma situação de emergência epidemiológica, conforme a Secretaria de Saúde.
“Pedimos a ajuda da população para manter seus quintais limpos e eliminar focos de água parada”, disse a secretária Laysa Pires. A secretária adjunta, Mara Abreu, destacou que o acompanhamento constante dos dados permite respostas rápidas e eficazes em caso de agravamento do cenário.
Entre as orientações da prefeitura estão: manter caixas d’água tampadas, colocar areia em vasos de plantas, eliminar entulhos e usar telas, mosquiteiros e repelentes. A Secretaria de Saúde segue mobilizada para conter o avanço da doença e reforça que a dengue é de notificação obrigatória, podendo evoluir para casos graves, inclusive fatais.