A Prefeitura de São Paulo participa da 14ª Virada Sustentável, maior festival de sustentabilidade da América Latina, com oficinas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em outros espaços públicos, além de eventos em todos os 56 Centros Educacionais Unificados (CEU) da cidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Com programação distribuída por todas as regiões da cidade, o evento irá de 28 de novembro a 1º de dezembro. Realizada em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), a Virada Sustentável propõe aproximação do público a temas como mudanças climáticas, consumo consciente, água, biodiversidade, mobilidade urbana, cidadania, inclusão social, justiça climática, entre outros.
As atividades da programação são divididas em três eixos principais: cultura, ação e conhecimento, envolvendo formação, discussão e apresentações culturais com intervenções artísticas, exposições, oficinas, seminários e outras ações. “Estamos preparando uma edição com um diálogo bem próximo do público, e esta interação se dará de maneiras diferentes, para que consigamos chegar a pessoas de todas as idades, muito ou pouco familiarizadas com os temas da sustentabilidade”, afirma André Palhano, um dos fundadores do festival.
Neste ano, a Virada terá atividades como instalações gigantes em pontos de grande circulação e performances em locais como feiras livres e ruas movimentadas. Para mais informações sobre a programação, locais das ações e atrações, acesse o site da Virada Sustentável ou o perfil oficial no Instagram @viradasustentavel.
Virada Sustentável
A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. Tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes.
Ações da Prefeitura
Entre as atividades desenvolvidas pela Prefeitura, estão a realização de palestras em UBSs sobre arboviroses, com orientações mais específicas de como combater focos de escorpião e mosquito transmissor da dengue e sobre alimentação saudável, gerenciamento de resíduos e impactos sobre o meio ambiente, nos grupos e na sala de espera da unidade.