Search
Close this search box.

Grande ABC

São Paulo

Litoral Norte

Alto Tietê

Rádio Tour

Play Tour

Brasília

Interior

COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Cidades » SÃO PAULO: PROGRAMA MANANCIAIS GARANTE HABITAÇÃO À 4,2 MIL FAMÍLIAS QUE VIVIAM EM ÁREAS DE RISCO

SÃO PAULO: PROGRAMA MANANCIAIS GARANTE HABITAÇÃO À 4,2 MIL FAMÍLIAS QUE VIVIAM EM ÁREAS DE RISCO

A Prefeitura de São Paulo entregou o documento que assegura a aquisição de uma unidade habitacional a 4.250 famílias que há anos são atendidas por auxílio aluguel depois de serem retiradas de áreas de risco na Zona Sul da cidade.

O chamado Termo de Vinculação é um instrumento que informa ao munícipe que ele foi pré-selecionado para o empreendimento em construção pela Prefeitura e que deverá apresentar a documentação necessária para a comprovação dos requisitos do programa. Após a análise, as famílias aptas serão contatadas para a assinatura do contrato. 

Para chegar a um número tão significativo de pessoas atendidas, a Prefeitura está aliando a recuperação e preservação ambiental à urbanização de assentamentos precários, à regularização fundiária e à construção de moradia digna a quem vivia em áreas de risco, por meio do Programa Mananciais, no qual está investindo R$ 2,7 bilhões até o final deste ano. 

O projeto, desenvolvido pela Secretaria Executiva do Programa Mananciais, tem o objetivo de despoluir e proteger as represas Billings e Guarapiranga, principais fontes de abastecimento de água da cidade. A iniciativa envolve ações de urbanização de assentamentos precários; regularização fundiária e atendimento habitacional (provisório e definitivo) de famílias reassentadas de áreas de risco ou em obras.  

Entre 2021 e 2024, o Programa Mananciais concluiu dez obras de urbanização e 32 estão em andamento. Foram entregues 1.452 unidades habitacionais e estão em andamento 6,9 mil novas moradias.    

Até final deste ano, espera-se beneficiar aproximadamente 31 mil famílias com as obras de urbanização e outras 8 mil famílias com unidades habitacionais, além da implantação de 1,7 milhão de metros quadrados de parques e áreas de lazer.

Share