A Prefeitura de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (29), a descoberta de três sítios arqueológicos nos calçadões do Triângulo Histórico, que estão sendo reformados desde 2023.
O primeiro sítio, na Rua Senador Paulo Egídio, revelou fundações de edificações históricas do século 20, além de fragmentos de cerâmica colonial e portuguesa do século 18. Na Rua Quintino Bocaiúva, foram identificadas edificações da mesma época e uma estrutura de canalização hídrica. O terceiro sítio, na Rua José Bonifácio e na Praça Padre Manoel da Nóbrega, revelou antigos trilhos de bondes da companhia Light. O Iphan já foi notificado e realizou vistorias.
As reformas das calçadas, iniciadas em janeiro de 2023, visam melhorar a acessibilidade e a manutenção, substituindo as tradicionais pedras portuguesas por placas de cimento. O projeto, que já passou por várias gestões, pretende refazer 63 mil metros quadrados de calçadas em 23 ruas, com um custo estimado de R$ 80 milhões. As pedras retiradas serão trituradas e reutilizadas na reforma.