A Polícia Civil de São Paulo deflagrou nesta terça-feira (17) uma megaoperação na capital contra uma máfia envolvida na produção e venda da metanfetamina, droga sintética popularmente conhecida como “cristal”.
A operação é denominada Heisenberg, em alusão ao personagem Walter White da série de TV Breaking Bad, que era um professor de química responsável pela criação de um império de metanfetamina.
O Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) é responsável pela investigação, que começou cerca de seis meses atrás.
Nesta terça. são cumpridos 60 mandados de prisão e 101 de busca e apreensão na área central da capital paulista e na Região Metropolitana de São Paulo.
Segundo as investigações, a organização criminosa é formada, principalmente, por estrangeiros residentes no Brasil. São alvo da operação 32 chineses, quatro nigerianos, quatro mexicanos, dois portugueses e um colombiano, além de 17 brasileiros.
Os envolvidos são investigados pela produção, distribuição e comercialização da droga sintética. De acordo com a Polícia Civil, a metanfetamina era fabricada fora do Brasil.
Eles vão responder pelos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, organização criminosa e delitos conexos.
Até a última atualização da reportagem, a Secretaria de Segurança Pública não havia divulgado o balanço da operação.