Após dois anos no Palácio dos Campos Elísios, o Museu das Favelas, dedicado à valorização da cultura periférica, inaugura nesta sexta-feira, 6, sua nova casa no Largo do Pateo do Collegio, centro histórico de São Paulo. Além da mudança de local, uma nova exposição deve atrair os fãs de hip hop e rap.
A data também marca a abertura da mostra Racionais MC’s – O Quinto Elemento, que revela a intimidade, trajetória pessoal e processo criativo do grupo de maior impacto no rap nacional.
Logo no início da mostra, placas e letreiros inspirados nos do Metrô de São Paulo apresentam detalhes das rimas mais famosas do quarteto. Nelas, estão escritas frases como ‘Vida Loka’, ‘Da Ponte pra Cá’, ‘Periferia é periferia em todo lugar’, entre outras.
Os cartazes também remetem à estação São Bento, marco zero do rap na cidade. Era naquela região que, a partir da década de 1980, grupos se reuniam para performar breaking dance e batalhas de rima. Assim, em 1988, surgiu o Racionais MC’s.
De acordo com Eliane Dias, curadora e CEO da Boogie Naipe, produtora que gere a carreira dos Racionais, o trabalho de seleção das memórias vem sendo feito há uma década. No entanto, foi com a parceria firmada há um ano com o Museu das Favelas que o projeto tomou forma. Para Dias, a exposição marca um reconhecimento da cultura periférica da cidade de São Paulo que, por muitos anos, foi invisibilizada.
A entrada para o Museu das Favelas é gratuita. O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, com permanência até 18h. O novo endereço é Largo Páteo do Colégio, 148.