As eleições para a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo (OAB SP) acontecem neste dia 21; a votação foi aberta as 9 horas e seguirá até as 17 horas.
Esse ano, a votação é 100% online proporcionando agilidade, transparência e acessibilidade, permitindo que todos os advogados e advogadas adimplentes possam exercer seu direito de voto, independentemente de sua localização.
A votação está sendo realizada através da plataforma Webvoto, que conta com aprovação e validação do Conselho Federal da OAB, garantindo uma eleição segura e confiável.
Segundo a OAB, o formato digital busca tornar o processo mais conveniente e inclusivo, já que permite a participação de advogados de qualquer lugar, sem a necessidade de deslocamento físico.
Para a eleição de 2024, o voto é obrigatório para todos os advogados e advogadas adimplentes com suas anuidades. A não participação, sem justificativa, em até 30 dias após a eleição, resultará em uma multa equivalente a 20% do valor da anuidade vigente.
Já os advogados com mais de 70 anos têm o voto facultativo. Enquanto, os advogados suspensos por questões ético-disciplinares ou licenciados não poderão participar do pleito.
Os eleitores poderão votar a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, utilizando métodos de autenticação que incluem biometria facial, código enviado por e-mail ou SMS, e certificado digital em nuvem ou token.
A plataforma Webvoto oferece autenticação multifatorial para assegurar que o voto seja único e seguro, garantindo, assim, a integridade do processo.
Para garantir que todos os advogados possam participar, a OAB SP disponibilizará pontos de suporte no dia da eleição. Os advogados que encontrarem dificuldades para votar online ou não tiverem acesso a dispositivos eletrônicos podem se dirigir às Subseções e à sede da OAB SP, localizada na Rua Maria Paula, 35, em São Paulo.
CHAPA NOVA ORDEM
Presidente: Alfredo Scaff Filho — Advogado com trajetória na área jurídica e no setor público, formado pela PUC-Campinas e possui especialização em negociação empresarial internacional. Com experiência como delegado de polícia e assessor da Comissão Especial da Reforma Política da OAB SP.
Vice: Maristela Basso — Professora de Direito Internacional na USP e advogada.
CHAPA CAIO + GANDRA + D’URSO #PELA ORDEM
Presidente: Caio Augusto Silva dos Santos — Com sólida experiência na OAB SP, já ocupou o cargo de presidente da seccional de Bauru no triênio 2019-2021, formado pela Instituição Toledo de Ensino e possui mestrado em Direito Constitucional pela mesma instituição. Ele também foi suplente a deputado federal em 2022.
Vice: Angela Vidal Gandra Martins — Bacharel em direito pela USP e doutora pela UFRGS.
CHAPA KAUFFMANN E LUCINEIA OAB UNIDA
Presidente: Carlos Fernando de Faria Kauffmann — Advogado criminalista e professor de Direito Processual Penal na PUC-SP, na qual também se formou e possui mestrado. Foi conselheiro por dois mandatos seguidos, de 2010 a 2015, e presidiu o Tribunal de Ética e Disciplina da seccional.
Vice: Lucineia Rosa — Professora e doutora em Direitos Humanos.
CHAPA OAB SEMPRE EM FRENTE
Presidente: Leonardo Sica — Atual vice-presidente da OAB SP, é criminalista e doutor em Direito Penal pela USP. Anteriormente, presidiu a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), de 2015-2016.
Vice: Daniela Magalhães — Especialista em Direito Societário, atual secretária-geral da OAB SP e possui experiência na vice-presidência da subseção de Jundiaí.
CHAPA MUDA OAB
Presidente: Paulo Roberto Quissi — Em seu terceiro mandato como presidente da subseção da OAB em Carapicuíba, mestre em Direitos Humanos pelo Centro Universitário Fieo (Unifieo) e foi fundador da Associação dos Advogados Empreendedores.
Vice: Fabiana Quezada — Advogada e presidente da Comissão de Direito Sistêmico da OAB SP.
CHAPA OAB POPULAR
Presidente: Renato Ribeiro de Almeida — Coordenador acadêmico da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), é formado e possui doutorado em Direito do Estado pela USP. É mestre em Direito Político e Econômico pelo Mackenzie, coordenador da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep).
Vice: Adriana de Morais — Graduada pela PUC-Campinas e mestre em Direito e Sociologia pela Universidade Federal Fluminense.