Mais de 120 adolescentes de quatro centros da Fundação CASA, em Diadema, Santo André e São Bernardo do Campo, estão inscritos para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL). No total, 2.127 jovens de 81 centros em 39 municípios paulistas se inscreveram, sendo 124 do Grande ABC.
As provas ocorrem nos dias 15 e 16 de outubro, e os jovens buscam a certificação do Ensino Fundamental ou Médio para retomar os estudos e se preparar melhor para o mercado de trabalho. A maior parte dos inscritos está na cidade de São Paulo, com 597 jovens.
O Encceja PPL permite que pessoas fora da idade-série correta completem o Ensino Fundamental (mínimo de 15 anos) e o Ensino Médio (mínimo de 18 anos e Ensino Fundamental completo). O exame abrange quatro áreas do conhecimento e redação.
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, ressaltou que a escolarização é um direito humano fundamental para a formação de cidadãos conscientes e a qualificação profissional. A educação nos centros é oferecida em parceria com a Secretaria de Estado da Educação.