A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza o IV Festival Mário de Andrade, evento mais importante promovido pela Biblioteca Mário de Andrade ao longo do ano.
Sediado tanto no prédio-sede da biblioteca quanto na Praça das Artes e na Praça Dom José Gaspar, o festival acontece nos dias 15, 16 e 17 de novembro, tendo a presença de 40 editoras, grupos de autores e instituições destinadas à literatura. As editoras terão tendas disponibilizadas pela própria Prefeitura de São Paulo, destinadas para ocupação, exposição e/ou comercialização de seus trabalhos durante os dois últimos dias do evento.
Criado em 2019, o festival gratuito e aberto a todos os públicos celebra a literatura, o livro e a leitura, estimulando o debate de ideias, a formação de leitores e a potência cultural de novas linguagens.
A edição deste ano celebra os 100 anos do primeiro “Manifesto Surrealista”, de André Breton, que norteia toda a programação, composta por uma feira de livros, mesas de debate, rodas de conversa, espetáculos teatrais, shows e exposições, somando mais de 100 atrações inteiramente gratuitas.
O evento pretende jogar luz sobre a participação das mulheres no surrealismo e também explorar os desdobramentos do movimento no Brasil. O surrealismo inspira também o mobiliário desenvolvido para o evento e a cenografia — que colhe referências nas obras de Tarsila do Amaral e Leonora Carrington —, o novo número do Suplemento Pauliceia, publicação da Biblioteca dedicada a textos literários que será lançada e distribuída durante o Festival.