Search
Close this search box.

Grande ABC

São Paulo

Litoral Norte

Alto Tietê

Rádio Tour

Play Tour

Brasília

Interior

COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Cidades » São Paulo » SÃO PAULO: HOUVE UM AUMENTO DE 84% NAS MORTES EM AÇÕES DA PM EM SP UM ALERTA PARA ESCALADA DA VIOLÊNCIA

SÃO PAULO: HOUVE UM AUMENTO DE 84% NAS MORTES EM AÇÕES DA PM EM SP UM ALERTA PARA ESCALADA DA VIOLÊNCIA

Um levantamento divulgado pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) revela um aumento alarmante de 84,3% no número de mortes causadas por policiais militares em serviço, comparando os meses de janeiro a novembro deste ano com o mesmo período do ano anterior. As estatísticas, que passaram de 313 para 577 vítimas fatais, foram apresentadas pelo Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial (Gaesp), responsável pelo monitoramento externo das atividades policiais. As informações são fornecidas pelas polícias Civil e Militar conforme diretrizes legais estabelecidas pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).

O ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Claudio Silva, expressou preocupações sobre o atual cenário da segurança pública no estado. Ele criticou discursos que promovem uma atuação policial mais agressiva, o enfraquecimento das entidades responsáveis pela fiscalização interna da corporação e a falta de comprometimento dos órgãos encarregados do controle externo das atividades policiais. Além disso, Silva destacou a deterioração da política de uso de câmeras corporais como um fator agravante.

Em um incidente recente, ocorrido na quarta-feira (20), o estudante de medicina Marco Aurélio Cardenas Acosta, de 22 anos, foi fatalmente atingido por um tiro disparado à queima-roupa pelo policial Guilherme Augusto Macedo durante uma abordagem na escadaria de um hotel na Rua Cubatão, Vila Mariana, zona sul da capital paulista. O evento ocorreu por volta das 2h50.

Silva classificou o caso como mais um episódio trágico que reflete a atual conjuntura da segurança pública em São Paulo. Ele destacou que até 2022 a Polícia Militar do estado vinha demonstrando avanços em termos de profissionalização, evidenciados por uma redução nos números de mortes decorrentes de intervenções policiais e pela adoção de tecnologias como câmeras operacionais portáteis. Tais equipamentos proporcionavam segurança jurídica aos agentes e proteção à população ao garantir maior conformidade com os procedimentos operacionais padrão.

Share