Em uma vitória da causa animal, a partir deste sábado (16), os hospitais veterinários públicos das zonas Leste e Sul de São Paulo, passam a operar em novos horários. Os modelos de urgência e emergência de cães e gatos passam a atender, também, aos fins de semana, das 7h às 17h.
Desde a implantação, 18 anos atrás, os atendimentos aconteciam de segunda às sextas-feiras.
O prefeito Ricardo Nunes, e a primeira-dama, Regina Nunes, participaram do primeiro dia de atendimento.
O serviço prestado pelos hospitais veterinários públicos é exclusivo à população de baixa renda residente na cidade de São Paulo e que cresce ano a ano. Em 2023, foram realizados 150.454 atendimentos, enquanto no ano anterior, 131.287. Em 2021, os hospitais veterinários fizeram 122.395 atendimentos e, em 2020, 96.917.
O prefeito aproveitou o momento e anunciou ainda a entrega de mais dois hospitais veterinários para as zonas Sul e Leste, na Guido Caloi e em São Miguel.
Para utilização do serviço, o munícipe deve apresentar os documentos obrigatórios, que são: carteira do Registro Geral do Animal (RGA), documento oficial com foto, constando RG e CPF do responsável pelo animal; comprovante de residência atualizado (emitido nos últimos 90 dias) em nome do responsável pelo animal, comprovante de benefício, como Cadastro Único (CadÚnico)/outro documento comprobatório da condição social. É realizada triagem social na recepção de cada unidade.