Com o feriado da Proclamação da República nesta sexta-feira (15), a expectativa é que mais de 2,4 milhões de veículos deixem a capital paulista e a Grande São Paulo em direção ao litoral e ao interior. O tráfego deve começar a se intensificar já na quinta-feira (14). A Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) preparou uma infraestrutura com mais de 230 ambulâncias, 300 guinchos e 219 postos de atendimento nas principais rodovias, além de monitoramento por câmeras, painéis de mensagens e estações meteorológicas para garantir maior conforto aos usuários.
No Sistema Anchieta-Imigrantes, a previsão é que 362 mil veículos sigam para a Baixada Santista, com operações especiais de tráfego. Já no Sistema Anhanguera-Bandeirantes, a previsão é de 750 mil veículos, com pico de movimento na quinta-feira (14) e sexta-feira (15). O Sistema Castello Branco-Raposo Tavares e o Corredor Ayrton Senna-Carvalho Pinto também devem registrar grande movimento, com estimativas de 550 mil e 613 mil veículos, respectivamente.
Nos aeroportos do interior, o fluxo de passageiros também será intenso, com destaque para São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Araçatuba, além dos aeroportos de Ribeirão Preto e Bauru/Arealva, que também devem registrar aumento significativo de passageiros.
O feriado promete movimentar não apenas as rodovias, mas também os aeroportos e outras vias de transporte, exigindo atenção dos motoristas e viajantes.