A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe a exposição “Catedral da Sé – 70 anos” com obras que fazem parte do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
A mostra reúne uma escultura de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Catedral, e 20 painéis com registros históricos que preservam a memória da maior igreja da Capital paulista.
O visitante pode encontrar informações e fotografias sobre suas antiga e nova sedes, operários que ergueram o templo e objetos religiosos da coleção, dentre outras.
Solicitada pelo deputado Gil Diniz (PL), a exposição fica aberta ao público até o próximo dia 14, no Hall Monumental, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, no Palácio Nove de Julho. A entrada é franca.
Considerada um dos maiores templos do Brasil e do mundo, a Catedral da Sé, localizada no centro da capital paulista, exalta a beleza do ideal divino através de uma estrutura de mármore com duas altas torres, uma cúpula e uma rosácea na fachada. Curiosamente, a Catedral foi inaugurada ainda inacabada, em 1954. Sua construção terminou só em 1967.
A primeira sede, conhecida como Catedral de São Paulo, originou-se em 1616 e ficava onde hoje está o monumento ao Padre Anchieta, na Praça da Sé.
A proposta da construção da Nova Sé surge em 1882, a partir da iniciativa de Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo. Mas só em 1911, ela é demolida com a ideia de construir uma igreja totalmente nova que fosse maior e mais sofisticada. O projeto original é de 1912 e pertence ao arquiteto alemão Maximilian Emil Hehl.
Exposição “Catedral da Sé – 70 anos”
Data: até 14/11
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Local: Hall Monumental, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 – Moema, SP
Entrada franca