Medidas incluem ações de prevenção, apoio aos municípios e incentivo ao consumo consciente de água
O governo do Estado de São Paulo publicou nesta segunda-feira (29) o decreto que institui o Plano Estadual de Resiliência à Estiagem, chamado SP Sempre Alerta. O plano estabelece diretrizes e ações para prevenir, reduzir e responder aos impactos da estiagem prolongada prevista para 2024. Entre as iniciativas, destacam-se o incentivo ao consumo consciente de água, apoio aos municípios afetados pela seca e a integração de políticas e programas estaduais de resiliência climática.
O governo estadual informou que o plano permite parcerias com cidades, consórcios municipais, entidades públicas e privadas para implementar programas e ações preventivas e de resposta à falta de chuvas. Os objetivos incluem garantir o fornecimento contínuo de água potável à população, apoiar a atividade agrícola nas áreas afetadas pela escassez hídrica e promover a adesão dos municípios aos Planos de Contingência e ao programa Universaliza SP, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.
SP Sempre Alerta
O SP Sempre Alerta está estruturado em três eixos de ação. O primeiro eixo, focado na prevenção, inclui treinamentos para os membros do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, fornecimento de equipamentos aos municípios para prevenir e conter incêndios florestais, aprimoramento das regras de preservação e consumo de água, reforço na fiscalização do uso dos recursos hídricos e elaboração de estudos sobre o uso de água de reuso na agricultura. Essas medidas visam preparar o estado para enfrentar a estiagem e minimizar seus efeitos.
Receba notícias da A Guardiã da Notícia no seu WhatsApp fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://whatsapp.com/channel/0029Va8RF0L3wtb4cZHKCl3K