A concessionária de energia Enel, em nota oficial, disse que está trabalhando dia e noite com reforço das equipes de campo para restabelecer o serviço para a população. Desde as chuvas, acompanhadas de ventos de mais de 100 km/h, que atingiram a área de concessão na sexta-feira, a companhia acionou imediatamente seu plano emergencial.
Até as 18h40 do sábado, cerca de 750 mil clientes tiveram o serviço restabelecido. No momento, cerca de 1,35 milhão de clientes estão afetados, ou quase 17% da base de clientes da distribuidora. Em alguns casos, o trabalho para restabelecer a energia é mais complexo, pois envolve a reconstrução de trechos inteiros da rede.
A companhia está atuando com cerca de 1,6 mil técnicos em campo e trabalhando para mobilizar no total cerca de 2,5 mil profissionais. Esse contingente está sendo ampliado com a mobilização de equipes adicionais, além da chegada de técnicos do Rio de Janeiro e do Ceará.
Além da capital, com cerca de 870 mil clientes impactados, os municípios mais afetados são: Taboão da Serra, com 91 mil unidades; Cotia, com 79,8 mil; São Bernardo do Campo, com 70,4 mil; e Santo André, com 66,6 mil. Lembrando que Ribeirão Pires, no Grande ABC, continua sem luz em algumas áreas, mas a Enel não contabilizou.