Mais de 2.500 participantes, entre estudantes gremistas e educadores de toda a Rede Municipal de Ensino de São Paulo, participaram do 5º Encontro Municipal dos Grêmios Estudantis para promover o protagonismo estudantil, trocas de experiências e momentos de reflexão sobre importantes questões para promoção da gestão democrática e cultura de paz nas escolas.
O encontro ocorreu na terça-feira (10)), no Centro de Eventos Pro Magno, Zona Norte da cidade, com programação que incluiu oficinas e apresentações culturais que foram protagonizadas pelos gremistas.
Atualmente a Rede Municipal conta com 602 grêmios, totalizando 100% das unidades de Ensino Fundamental e Ensino Médio, incluindo as EMEFs, EMEBs, CIEJAs e EMEFMs.
Em 2023, a Prefeitura dobrou o valor de repasse para cada grêmio, passando de R$ 5 mil para R$ 10 mil. O valor destinado é direcionado exclusivamente às ações dos grêmios. A proposta é que os estudantes gremistas dialoguem com os colegas, professores e equipe gestora, para definir a melhor forma de utilizar o dinheiro. No último ano todos os grêmios foram contemplados com um notebook para fortalecer as articulações.
O Programa Grêmios Estudantis foi instituído por meio do Decreto nº 58.840, de 3 de julho de 2019, para fortalecer a gestão democrática, o protagonismo estudantil e a cultura de paz, conforme preconiza o Currículo da Cidade.