Nesta semana, são celebrados os dias do Engenheiro (11), do Pedreiro (13) e do Arquiteto (15).
A construção civil paulista representa 27,6% do setor no Brasil, contribuindo com 4% do PIB nacional, de acordo com o Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP). A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) destaca um aumento de 30% nas vagas de emprego no setor entre janeiro e novembro de 2024, comparado ao mesmo período de 2023.
Atualmente, há 1.234 oportunidades no estado, com destaque para cargos como servente de obras, pedreiro, carpinteiro, pintor de obras e eletricista de instalações.
Mariana Rodrigues, coordenadora de operações da SDE, explica que o crescimento das vagas reflete o impacto positivo das políticas públicas para o desenvolvimento econômico e geração de empregos. Para se candidatar às vagas, os interessados devem comparecer aos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) com RG, CPF e Carteira de Trabalho. No estado de São Paulo, há mais de 200 unidades, e os endereços podem ser consultados no site da SDE.
Além de vagas de emprego, os PATs oferecem serviços como habilitação ao seguro-desemprego, orientação sobre a Carteira de Trabalho Digital e cursos de qualificação profissional gratuitos pelo Qualifica SP. As unidades também atendem empresas que buscam novos funcionários, oferecendo serviços de intermediação sem custo.