Search
Close this search box.

Grande ABC

São Paulo

Litoral Norte

Alto Tietê

Rádio Tour

Rádio Tour

Brasília

Interior

COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Cidades » SÃO PAULO: CENTRO DE REFERÊNCIA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL AMPLIA REDE DE ENFRETAMENTO A DISCRIMINAÇÃO 
Anuncie conosco - single

SÃO PAULO: CENTRO DE REFERÊNCIA DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL AMPLIA REDE DE ENFRETAMENTO A DISCRIMINAÇÃO 

O Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial de São Miguel Paulista, na zona leste, inaugurado na última quarta-feira (13), é a 11ª unidade na cidade e o terceiro centro inaugurado nesta gestão.

Até o final de novembro, serão 15 Centros. No Carandiru, na zona norte, a unidade entrou em pré-operação no dia 11. Nesta semana, as unidades do Grajaú e da Giovanni Gronchi, na zona sul, abrem as portas e no dia 25 de novembro, a unidade da Vila Nova Cachoeirinha, zona norte, estará funcionando.   

Com uma equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, advogados e psicólogos, os Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial oferecem acolhimento, atendimento e acompanhamento gratuitos a vítimas de todas as formas de violência e discriminação étnico-racial. Até setembro de 2024, os centros localizados em diferentes regiões da cidade já realizaram 5.321 atendimentos.  

As unidades trabalham em parceria com instituições de ensino e órgãos como a Defensoria Pública e a Delegacia Especializada no Combate ao Racismo (DECRADI). Além disso, os centros também promovem cursos, oficinas, palestras e seminários para conscientizar a população e fortalecer o enfrentamento ao racismo.  

Desde a sua criação, inicialmente como Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo em 2009, o CRPIR tem expandido seu alcance.   

Com a publicação da norma técnica em 2011 e a criação da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial em 2013, o serviço se consolidou como parte central de uma rede distribuída por São Paulo, abrangendo todas as regiões da cidade.    

Até 2016, eram dois CRPIR em operação, localizados em Cidade Tiradentes e Vila Maria. Em 2021, já eram oito unidades: Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Brasilândia, Vila Guilherme, Parelheiros, Campo Limpo, Bela Vista e Butantã. Com os CRPIRs de Vila Sônia e Sé, a cidade ampliou o serviço de atendimento para 10 centros.   

Atualmente, o CRPIR integra o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que busca aprimorar e expandir o atendimento a vítimas de violências raciais.

Share
Anuncie conosco - single