Desde o dia 27 (quarta-feira) de novembro, os aprendizes das Fábricas de Cultura – programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciado pelas Organizações Sociais Poiesis e Catavento Cultural e Educacional – estão levando ao Teatro Sérgio Cardoso 11 espetáculos gratuitos e abertos ao público, além de uma instalação audiovisual; e dois espetáculos ao O Mundo do Circo.
O “Projeto Espetáculo” reúne aprendizes sob a orientação de educadores de diferentes linguagens artísticas, desenvolvendo coletivamente todas as etapas que compõem um espetáculo cênico. Nesta edição, o Projeto se divide em duas temáticas: uma propõe uma reflexão a partir da perspectiva dos povos originários e a outra relaciona mitos brasileiros com as características dos territórios em que as Fábricas de Cultura estão inseridas. Os espetáculos itinerantes circularam pelas 15 unidades das Fábricas de Cultura; neste ano, o fechamento da temporada de apresentações se dará no tradicional Teatro Sérgio Cardoso e no espaço O Mundo do Circo
Durante essa experiência, os jovens passam pela preparação corporal, vocal e musical, desafios de improvisação, dramaturgia e interpretação entrando em contato até com técnicas de cenografia, figurino, maquiagem e iluminação. A iniciativa é uma importante ferramenta de mobilidade social e contato de jovens periféricos com diferentes linguagens artísticas; sendo o Projeto Espetáculo a apoteose dos processos educativos que esses aprendizes vivem ao longo do ano.
O Que Vem Depois Do Fim? | Unidade Vila Curuçá
Dia 29/11 – Sexta-feira, 19h
RESET | Unidade São Bernardo do Campo
Dia 30/11 – Sábado, 19h
Panapaná – Sobre Nós e Moinhos de Vento | Unidade Santos
Dia 01/12 – Domingo, 15h
Toda a programação está em