Search
Close this search box.

Grande ABC

São Paulo

Litoral Norte

Alto Tietê

Rádio Tour

Rádio Tour

Brasília

Interior

COMPARTILHE COM:
Search

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Início » Blog » Notícias da Guardiã » SÃO PAULO: 21ª EDIÇÃO DO PRÊMIO ZUMBI DO PALMARES HOMENAGEIA PERSONALIDADES NEGRAS  
Anuncie conosco - single

SÃO PAULO: 21ª EDIÇÃO DO PRÊMIO ZUMBI DO PALMARES HOMENAGEIA PERSONALIDADES NEGRAS  

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta segunda-feira, a 21ª edição do “Prêmio Zumbi dos Palmares”, que tem como objetivo homenagear personalidades negras que se destacam pelo seu impacto social, cultural e religioso.

O evento foi promovido pelo deputado Teonilio Barba (PT) e realizado pelo SOS Racismo, serviço da Alesp dedicado ao combate à discriminação racial.

A cerimônia reuniu artistas e lideranças religiosas, culturais e comunitárias que foram ao centro do Plenário para receber premiações. A noite também contou com apresentações musicais. A coordenadora do SOS Racismo, Iara Bento, apontou que o evento integra o conjunto de tentativas de reparação histórica e combate à exclusão e discriminação racial na sociedade e na política. “É o momento de demarcar espaço e dizer que a Assembleia também é o local da população negra do estado de São Paulo”, afirmou ela.

Em seu discurso, o deputado Barba trouxe a importância de combater a intolerância religiosa e lembrou que religiões de matriz africana são constantemente alvo de ataques. O parlamentar também defendeu a equiparação salarial, especialmente envolvendo mulheres negras. “Se o homem e a mulher, branco ou negro, estão na mesma função, eles precisam ter o mesmo salário. Nós, hoje, lutamos para discutir várias políticas ligadas ao mundo do trabalho e dos movimentos sociais”, reforçou.

A deputada Monica Seixas do Movimento Pretas (Psol) defendeu que o movimento de luta por direitos e reconhecimento pode contribuir para tornar o estado de São Paulo mais inclusivo. “Cada um aqui está lutando pela memória, justiça e sonho de um estado que ainda vai se reconhecer preto e indígena”, afirmou.

Entre os homenageados da noite e convidados para a mesa do Plenário estavam o produtor musical Wanderson Rocha e a cantora Tamires Rocha, filhos do rapper Sabotage, que se destacou pelas suas letras marcadas pelo combate ao preconceito. O artista morreu assassinado em 2003.

Tamires defendeu que é fundamental que eventos como esse ocorram mais frequentemente na Casa, para contribuir com a construção de uma sociedade mais igualitária. “Estou feliz de estar aqui hoje por vivenciar esse feito”, agradeceu.

Também estiveram presentes à cerimônia os deputados Dr. Jorge do Carmo, Luiz Claudio Marcolino, Paulo Fiorilo e Rômulo Fernandes, todos do PT.

Share
Anuncie conosco - single