O secretário de Saúde de São Bernardo do Campo, Jean Gorinchteyn, concedeu uma entrevista exclusiva ao Donwload da Guardiã neste dia 9.
Na conversa com os jornalistas Bras Santos e Gil Latoreira, o médico que faz parte do secretariado do prefeito Marcelo Lima, falou sobre o início, nesta quarta-feira um sistema de vacinação itinerante na cidade de São Bernardo.
Segundo o secretário equipes da Saúde estão percorrendo locais de concentração das pessoas que fazem parte do público alvo da imunização contra a gripe. Jean Gorinchteyn também foi questionado sobre os problemas que encontrou na Secretaria de Saúde quando assumiu o comando da pasta no início deste ano e também sobre as promessas do governo do Estado em regionalizar os serviços de saúde como forma de ampliar e melhorar o atendimento.
Sobre a ‘herança’ da gestão anterior o secretário disse que encontrou mais de 94 mil pessoas a espera de exames e cirurgias de baixa complexidade e que tem trabalhado para reduzir e acabar com essa fila. Sobre a prometida regionalização dos serviços de saúde (incluindo a regulação da central de vagas em todo o Estado – pelo Cross), Jean Gorinchteyn cobrou maior rapidez do governo estadual no cumprimento da promessa e afirmou que ser um ‘absurdo’ o fato de pacientes com câncer ter de viajarem 200 ou 300 quilômetros para conseguir atendimento, isso pelo fato de o Estado não priorizar a regionalização (apesar das promessas do governador Tarcísio) dos serviços de saúde.