Uma aluna de 13 anos foi alvo de ofensas racistas dentro da sala de aula da Escola Estadual Dr. Francisco Emygio Pereira Neto, localizada no bairro Demarchi, em São Bernardo do Campo.
O caso ocorreu na manhã da última quarta-feira (2), e registrado oficialmente na sexta-feira (4), na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
De acordo com o boletim de ocorrência, durante a realização de uma prova, a aluna pediu para um colega se sentar. Em seguida, outro aluno, também de 13 anos, teria começado a imitar sons de macaco. A jovem então afirmou que não havia falado com ele, e o estudante respondeu: “não converso com macacos”.
O professor responsável pela turma orientou que a aluna procurasse a direção da escola para relatar o ocorrido. No dia seguinte, a mãe esteve na unidade escolar e foi informada de que os responsáveis pelo estudante seriam convocados. A escola também afirmou que o caso seria oficialmente registrado na Polícia Civil.
O boletim foi elaborado pela Delegacia de Defesa da Mulher e classifica o caso como injúria racial, com base na Lei 7.716/89. O Conselho Tutelar foi acionado.