Rafael Demarchi, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo, revelou que a proposta de campanha do prefeito Marcelo Lima de criar um polo de inovação e tecnologia começará a ser desenvolvida este ano e tem previsão para ser concluída até 2026.
“O polo de inovação tecnológica que o Marcelo quer implantar, nós vamos começar a implementar ainda neste ano, para que esteja em funcionamento a partir de 2026 na cidade. Queremos criar um espaço de inovação industrial que incentive pesquisas e o desenvolvimento das empresas em São Bernardo”, afirmou Demarchi em entrevista à A Guardiã da Notícia, durante uma agenda do governo na Vila Carminha, neste sábado, 11 de janeiro.
O secretário disse que, atualmente, as indústrias têm escolhido outras cidades para desenvolver pesquisas. “A Nestlé, por exemplo, a fábrica dela é aqui em São Bernardo do Campo, e a parte de desenvolvimento dela não é na cidade, é em São José dos Campos, assim como outras empresas.”
Uma secretaria voltada para negócios
Além do Polo de Inovação, Demarchi destacou o papel central da secretaria em promover um ambiente favorável para negócios. O objetivo é atender às necessidades de empresas já instaladas na cidade e atrair novos investimentos, oferecendo suporte em todas as etapas do processo.
“O que nós queremos do desenvolvimento econômico da cidade é pegarmos aquele empresário que quer vim pra cidade, cuidar dele na escolha do terreno, na emissão do alvará, no Habite-se, de tudo, até que ele finque os pés em São Bernardo pra gente ajudar a desenvolver a economia de São Bernardo”, destacou.